Comida preparada com amor faz uma grande diferença

Porque as pessoas que se reunem, estampam em suas faces o raiar do sol, seguindo em todas as direções, através do brilho do seus olhares; em suas vozes, a alegria; em seus modos, o extremo silêncio, com o brilhar radiante dos olhos, os gritos ruidosos de contentamento e o falar agitado! Um frenesi que deixa aquele que prepara cheio de contentamento, de auto-estima elevada, preenchendo e aquecendo o seu coração de alegria e vigor! Deu ela, assim, a todos, as rosas contendo todas as cores do arco-íris!


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cuidados para alimentar os bebês lindos e fofinhos

Olha o Aviãozinho – Frase dita por nós para alimentarmos os bebezinhos lindos e fofos

Olha o aviãozinho é um artigo que devemos ler para entendermos o mínimo sobre alimentação infantil – é um artigo publicado pela Folha de S. Paulo de 18 de Fevereiro de 2010.
Estudo Brasileiro aponta que bebês de quatro meses comem lasanha congelada, salgadinho e bolacha recheada; especialistas esclarecem 20 dúvidas sobre alimentação infantil no Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio. Artigo de patrícia Cerqueira.



Uma das grandes certezas da vida é a de que os pais desejam dar aos filhos tudo do bom e do melhor. Poderiam, então, começar pelo básico: oferecer comida de boa qualidade quando os herdeiros ainda são bebês, algo que não ocorre de acordo com um estudo inédito da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
O documento, que será publicado no “Jornal de Pediatria”, mostra que a família brasileira está oferecendo alimentos cheios de gordura, açúcar, sal, corante e outros aditivos alimentares para bebês com quatro meses de idade.
Participaram do estudo 179 crianças, entre quatro e 12 meses, de famílias das classes A, B e C de São Paulo, Curitiba e Recife. O objetivo era saber o que elas comiam durante sete dias. As mães foram orientadas a anotar tudo em uma planilha.
No meio da papelada, apareceram lasanha pré-pronta congelada, macarrão instantâneo, refrigerante, salgadinho tipo batata chips, chocolate, suco artificial e muita bolacha recheada. Os bebês também bebem muito leite de vaca.
Nenhum dos alimentados citados acima deve entrar na alimentação dos bebês de até um ano de idade por terem baixo valor nutricional (engordam, mas não nutrem), serem ricos em gordura (inclusive trans), açúcar e sal. No caso do leite de vaca, por ser inadequado... Ler restante da matéria no Jornal Folha de S. Paulo de 18 de Fevereiro de 2010.
Resumo das perguntas sobre alimentação
1 – A partir dos 6 meses pode-se dar peixe na papinha, avaliando antecedentes de alergia na família.
2 – Cerca de 2,5% da população infantil pode absorver alergia ao leite, 1% ao ovo e menos de 0,5% ao peixe. “O peixe é ótima fonte protéica, com ferro que é bem absorvido pelo organismo”, diz Mauro Toporovski, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
3 – Os peixes mais adequados são os macios e sem espinhas, como cação e porquinho. Vale, também, o salmão, que são fontes de ômega 3, gordura poliinsaturada, importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina e para a prevensão de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. “A presença dessa gordura também facilitaria ao organismo ter tolerância aos alimentos”, explica Roseli Sarni, presidente do Departamento Científico de Nutrologia da SBP.
4 – Já se pode incluir o ovo cozido inteiro, bem amassado, para iniciar a papinha...
5 – Pode-se colocar carne em pedaços, se o bebê conseguir mastigar. Caso contrário, se não for possível desfiar ou amassar a carne, pode ser desmanchada no liquidificador...
6 – Há diferença nutricional entre comida feita com caldo de carne e a feita com pedaços de carne. A nutricionista Tânia Rodrigues, diretora da RG Nutri, de São Paulo, explica que em 30 gramas de carne há cinco gramas de proteínas. Uma papa sem carne não tem o nutriente essencial para o crescimento do bebê. “Cerca de 50% da formação celular das crianças dessa idade vêm da proteína”, diz. As proteínas são essenciais para a multiplicação das células de ossos, pele, cabelo, unhas e órgãos.
7 – Carnes mais indicadas são o músculo, além do patinho, coxão mole, alcatra e fraldinha.
8 – Famílias que não comem nem carne branca nem ovo necessitam de acompanhamento nutricional com especialistas para evitar que a criança tenha deficiência de Ferro...
9 – A papa de transição deve ser misturada para o bebê se acostumar à consist~encia e à textura. Entre oito e nove meses, se inicia a separação dos ingredientes.
10 – Nunca se deve usar o sal porque os alimentos e o leite já contêm sódio que supre as necessidades diárias do bebê até um ano de idade...
11 – Os temperos que podem ser incluídos são a salsa e cebolinha, cebola e um fiapo de alho.
12 – Pode-se colocar um fio de óleo vegetal que não tenha colesterol, quando a papa está pronta...
13 – É proibido temperos prontos, em tabletes ou pó. Atenção com espinafre, beterraba, rabanete e erva doce. “Quando esses alimentos são reaquecidos, os nitratos presentes neles são convertidos em nitritos e nitrosaminas, substâncias carcinogênicas”, diz Sarni.
14 – As sobremesas mais indicadas para os bebês são os purês de frutas cozidas sem açúcar, como o purê de maçã. Também pode-se oferecer salada ou sorvete de frutas sem açúcar e feitos em casa.
15 – A sobremesa ideal são apenas as frutas porque a sobremesa ideal deve atingir as porções necessárias para serem ingeridas num dia. Melhor ainda que sejam frutas ricas em vitamina C, como a laranja, para ajudar na absorção de ferro. Além disso, elas estimulam a mastigação e o bom funcionamento intestinal. Roseli Sarni explica que nesse período o paladar infantil está sendo moldado e, se a criança comer mais alimentos doces dos que os de qualquer outro sabor, pode criar um padrão e aceitar apenas comidas doces. Ou seja, quando a criança tiver se comer “os verdes” será um problema, porque o paladar dela prefere bolo, bala e bolacha recheada.
16 – não se pode dar bolacha nunca, até a criança completar dois anos...
17 – Os biscoitos simples, como os de água, quando liberados pelo pediatra, podem ser incluídos nos lanches da manhã ou da tarde com suco de frutas...
18 – Bebês não podem comer gelatina artificial porque são alimentos extremamente ricos em açúcar refinado, corantes ou conservantes e dulcorantes...
19 - @Nas fases iniciais de introdução da alimentação complementar, antes da plena aceitação, recomenda-se leite materno”, explica Roseli Sarni. Quando o aleitamento materno exclusivo termina, o bebê que já se acostumou com a papa de legumes e carnes pode beber água nos intervalos das refeições e nos dias quentes.
20 – Por que manter a oferta do leite materno após a papinha? Segundo Sarni, além de ser um alimento completo, há estudos mostrando que o leite materno protege o bebê de reações alérgicas à comida nesse período de transição...

Receitas de Papinha

Papinha de cará, quiabo e frango

Ingredientes
2 colheres (sopa) de frango sem pele picado
1/2 dente de alho
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal ou azeite
1 colher (chá) de cebola picada
1 cará médio sem casca (150 g)
1 colher (sopa) de quiabo cru picado, com a baba
1 colher (sopa) de feijão cozido (grão e caldo)
2 copos médios de água

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela com água, exceto o feijão e o óleo. Deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Coloque no prato e adicione o feijão cozido. Adicione o óleo e amasse com o garfo.

Papinha de batata, almeirão e peixe

Ingredientes

1/2 filé médio de peixe picado (prefira os que não tem espinhas)
1/2 dente de alho
1 colher (sopa) de óleo vegetal ou azeite
1 colher (chá) de cebola
1 batata média picada
3 folhas médias de almeirão
1 colher (sopa) de tomate picado
2 copos médios de água

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e todos os ingredientes, exceto o óleo. Deixe cozinhar até que estejam macios e quase sem água. Adicione o óleo e amasse com o garfo.

Papinha de fubá, escarola e carne

Ingredientes
2 colheres (sopa) de carne bovina moída
1/2 dente de alho
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal ou azeite
1 colher (chá) de cebola ralada
3 colheres (sopa) de fubá
3 folhas médias de escarola picada
1 colher (sopa) de tomate picado
2 copos médios de água

Modo de Preparo
Em uma panela. coloque a água e todos os ingredientes, exceto o óleo. Deixe cozinhar, sem parar de mexer. Adicione o óleo e amasse com o garfo.